domingo, 18 de janeiro de 2009

Reino Unido: Milionário condenado a dois anos de prisão por roubar páginas de livros antigos

Londres, 17 Jan (Lusa) - Um milionário de origem iraniana foi condenado a dois anos de prisão por roubar páginas de livros antigos de duas das mais prestigiadas bibliotecas públicas do mundo: a Biblioteca Britânica, de Londres, e a Bodleian, de Oxford.
Farhad Hakimzadeh, de 60 anos, empresário com passaporte norte-americano que estudou na Universidade de Harvard e dirigiu a Heritage Foundation, foi condenado sexta-feira por um tribunal londrino pela "mutilação intencional" e subtracção de páginas de numerosos livros.
Ele mesmo autor de várias obras sobre os viajantes europeus pela Mesopotâmia, Pérsia e Império Mogol nos séculos XVI e XVII e proprietário de uma valiosíssima colecção de livros de viagens, Hakimzadeh valia-se de um bisturi para cortar e levar para a sua casa de Londres as páginas que lhe interessavam.
Apesar das câmaras de circuito fechado de televisão e do pessoal de segurança que vigia as salas de leitura da Biblioteca Britânica, a instituição não suspeitava do assíduo visitante, até que, em Junho de 2006, um leitor alertou que faltavam páginas a um livro de Thomas Herbert datado de 1626.
Segundo os especialistas que se ocuparam do caso, Hakimzadeh danificou cerca de 150 livros das duas bibliotecas citadas.
Kristian Jensen, director das colecções da British Library, disse, durante o julgamento: "Estou muito incomodado, porque alguém que é extremamente rico estragou algo que pertence a toda a gente, destruiu de forma egoísta para benefício próprio algo em que este país investiu e de que cuidou, geração após geração".

(Lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário